Duas pessoas morreram no local, enquanto outra morreu no hospital, para onde foram levados os feridos, incluindo um menor de 14 anos.
A polícia local disse que pelo menos 48 pessoas ficaram feridas.
Um engenho explosivo foi lançado, pouco antes da meia-noite de sexta-feira (17h00 em Lisboa), contra uma multidão durante uma atuação ao ar livre num festival anual na cidade de Umphang, disse a Associação dos Grupos de Resgate de Umphang.
O festival Amazing Land Doi Loi é organizado pela Cruz Vermelha na província de Tak, que faz fronteira com Myanmar (antiga Birmânia).
A polícia deteve dois jovens que acredita estarem ligado ao ataque, referiu a televisão estatal PBS.
De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa, a polícia local disse que tinha havido uma luta entre grupos rivais antes da explosão.
Thanathip Sawangsang disse à Associated Press que as provas forenses mostraram que o dispositivo explosivo era uma bomba artesanal.
A província de Tak tem uma forte presença militar nas zonas fronteiriças, incluindo em Umphang.
A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra expressou as condolências às vítimas e aos familiares e ordenou ao pessoal de segurança e às autoridades da região que investigassem e ajudassem os afetados, disse o porta-voz do governo, Jirayu Houngsap.
Leia Também: Cai em poço na Tailândia e fica dias sem ajuda. Pensavam que era fantasma