Vídeos divulgados por jornais indianos, aparentemente filmados por passageiros do barco lotado, mostram a lancha descontrolada a navegar em águas movimentadas ao largo da capital económica da Índia. De seguida, a lancha faz uma curva brusca e colide com o 'ferry'.
Fotos tiradas posteriormente mostram que o 'ferry' virou.
"Os médicos declararam a morte de treze pessoas", disse à imprensa o chefe de governo do Estado de Maharashtra, Devendra Fadnavis, acrescentando que "partilha a dor das suas famílias".
Mais de 100 pessoas foram resgatadas, ainda segundo Fadnavis.
O 'ferry' transportava passageiros do Portão da Índia, um arco monumental à beira-mar, da era colonial, para a Ilha Elefanta, um ponto turístico popular famoso pelas suas esculturas rupestres.
"Um navio militar que realizava testes de motor ficou fora de controlo" e "colidiu com um 'ferry' de passageiros", informou a Marinha indiana em comunicado, afirmando lamentar a "trágica perda" de vidas humanas.
A Marinha acrescentou que ocorreu um "mau funcionamento do motor".
Entre os 13 mortos estavam um marinheiro e dois representantes de uma empresa de equipamento naval que participavam nos testes, segundo a Marinha.
Duas pessoas gravemente feridas foram retiradas para o hospital naval.
Foram mobilizados quatro helicópteros militares para operações de busca e salvamento, bem como 11 embarcações da Marinha e quatro da polícia e da guarda costeira.
Leia Também: China e Índia concordam em trabalhar solução sobre disputa fronteiriça