Pelo menos dez pessoas, incluindo duas crianças, morreram após um tiroteio durante esta tarde, num bar da cidade de Cetinje, Montenegro, segundo o ministro do Interior daquele país dos Balcãs .
O homem fugiu ainda armado, tendo sido enviadas forças especiais para capturar o indivíduo que foi identificado pela polícia pelas iniciais e que terá 45 anos.
Horas mais tarde, já cercado pela polícia, o suspeito disparou sobre si próprio, vindo a morrer dos ferimentos, segundo informações veiculadas pelas autoridades.
O ministro do Interior, Danilo Saranovic, adiantou que há quatro feridos graves, com as autoridades focadas na detenção do atacante. Saranovic revelou ainda que entre os mortos estão o dono do bar e seus familiares, assim como parentes do autor dos disparos.
De acordo com um comunicado da polícia, que é citado pelo jornal Vijesti, as autoridades informaram a população de que "este é um evento ocasional", não sendo resultado de "um grupo criminoso organizado".
A polícia de Cetinje pediu aos cidadãos para que permanecessem calmos e nas suas casas, enquanto as autoridades estão a investigar o ocorrido.
O Presidente do Montenegro, Jakov Milatovic, disse estar "chocado e estupefacto" com a tragédia, em particular no contexto da quadra festiva.
Umjesto praznične radosti, nad našom Prijestonicom i cijelom Crnom Gorom nadvila se tuga zbog gubitka nevinih života.
— Jakov Milatovic 🇲🇪🇪🇺 (@JakovMilatovic) January 1, 2025
Zaprepašćen sam i potresen ovom tragedijom koja je zavila u crno naše Cetinje, porodice i prijatelje stradalih kojima izražavam svoje iskreno saučešće.
Molimo…
Já o primeiro-ministro, Milojko Spajic, deslocou-se ao hospital onde os feridos estão a ser tratados e anunciou três dias de luto nacional.
Vijesti iz Prijestonice zavile su našu zemlju u crno. Ovaj bezumni čin izazvao je nemjerljivu tugu i gorčinu u svakom od nas. Ne postoje riječi utjehe. U komunikaciji sa ministrom unutrašnjih poslova i direktorom Uprave policije dobio sam uvjeravanja da preduzimaju apsolutno sve… pic.twitter.com/Rcx9dBAECo
— Milojko Spajić (@MickeySpajic) January 1, 2025
Nas redes sociais, foram também partilhadas mensagens sobre o sucedido.
Cetinje, tugo moja. pic.twitter.com/DKMZGIC77C
— vanja veljovic (@VanjaVeljo49982) January 1, 2025
Cetinje pic.twitter.com/BYRFqxxJUI
— chupachups🇲🇪 (@nekoveomabitan) January 1, 2025
A agência de notícias Associated Press lembra que o Montenegro é um país de cerca de 620 mil pessoas, com uma forte cultura de armas pessoais.
O canal público RTCG identificou o autor do ataque, descrevendo-o como alguém conhecido por comportamentos erráticos e por detenções prévias por posse ilegal de armas.
Em 2022, também em Cetinje, um homem matou 10 pessoas, incluindo duas crianças, antes de ser abatido por um transeunte.
[Notícia atualizada às 23h59]
Leia Também: Autor do ataque em Nova Orleães identificado pelas autoridades