Marine Le Pen soube da morte do pai através de jornalistas num avião

Os jornalistas que viajavam com Marine Le Pen receberam um alerta durante uma escala em Nairobi, no Quénia.

Notícia

© LOU BENOIST/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
07/01/2025 14:53 ‧ há 23 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

França

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, soube da morte do pai, o histórico político Jean-Marie Le Pen, através de jornalistas num avião no regresso de uma visita a Mayotte. 

 

Segundo conta a jornalista da BFMTV Sophie Dupont, que acompanhava a viagem de Le Pen, o avião teve de fazer uma escala técnica em Nairobi, no Quénia, e foi nesse momento que os jornalistas tiveram conhecimento da notícia.

A notícia da morte, sublinhe-se, foi anunciada pela família de Jean-Marie Le Pen à agência de notícias francesa France-Presse (AFP), indicando que o histórico estava "rodeado pela família" e "foi chamado de volta a Deus às 12h00" (11h00 em Lisboa).

"Nós [jornalistas] voltámos a ligar os nossos telemóveis nessa altura e recebemos um alerta da AFP sobre o desaparecimento de Jean-Marie Le Pen", explicou Dupont.

Após terem conhecimento da notícia, os jornalistas perguntaram ao "assessor de imprensa de Marine Le Pen se podia confirmar a informação", mas "ele não tinha conhecimento".

"Levantou-se e dirigiu-se à sede de Marine Le Pen para lhe dizer que o seu pai tinha morrido", acrescentou.

A filha de Le Pen, fundador da Frente Nacional (criado em 1972), atual União Nacional (RN, na sigla em francês), dirigiu-se então à parte da frente do avião para falar ao telefone e depois regressou ao seu lugar. O avião que transporta Marine Le Pen deverá aterrar em França pelas 23h10 locais (22h10 em Lisboa).

Jean-Marie Le Pen retirou-se progressivamente da vida política a partir de 2011, quando Marine assumiu a presidência do partido, que liderou até novembro de 2023.

Controverso e anti-imigração, Le Pen reinventou a extrema-direita

Controverso e anti-imigração, Le Pen reinventou a extrema-direita

Jean-Marie Le Pen, que morreu hoje aos 96 anos, marcou a história da política francesa e europeia por ter reavivado a extrema-direita e por ter colocado a imigração entre uma das principais preocupações do eleitorado durante anos.

Lusa | 13:51 - 07/01/2025

Figura polarizadora na política francesa, Le Pen era conhecido pela sua retórica inflamada contra a imigração e o multiculturalismo, que lhe valeu tanto apoiantes fiéis como uma condenação generalizada.

Em 2018, Marine Le Pen mudou o nome do partido para se demarcar da sua imagem "demonizada" e expandir o seu apelo eleitoral, culminando no seu próprio sucesso.

Leia Também: Morreu Jean-Marie Le Pen, histórico líder da extrema-direita francesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas