Vai decorrer, no dia 16 de janeiro, em Paris uma "cerimónia religiosa e de homenagem" a Jean-Marie Le Pen, que morreu na terça-feira, aos 96 anos.
Segundo informou a família, num comunicado citado pela AFP, a cerimónia terá lugar às 11h00 (10h00 em Lisboa), na Igreja do Val-de-Grâce, em Paris.
De realçar que o funeral do fundador do partido de extrema-direita Frente Nacional (criado em 1972 e rebatizado como União Nacional, RN) realizar-se-á no sábado, na sua cidade natal de La Trinité-sur-Mer, no oeste de França, "na mais estrita privacidade familiar".
Jean-Marie Le Pen, controverso e obcecado pela imigração e pelos judeus, gostava de ser apelidado de "o Menir", tendo tirado a extrema-direita francesa da marginalidade.
O candidato às eleições presidenciais de 2002 morreu na terça-feira num centro de saúde em Garches, nos arredores de Paris, onde estava hospitalizado há semanas, segundo a sua família.
O anúncio da sua morte gerou muitas reações políticas e algumas manifestações de alegria que reuniram cerca de um milhar de pessoas na Place de la République, em Paris, e várias centenas noutras cidades francesas como Lyon - onde no final da manifestação se registaram confrontos com as forças da ordem e sete detenções.
Leia Também: Governo francês condena celebrações pela morte de Le Pen