Um bebé nasceu a bordo de um barco de migrantes que atracou nas Ilhas Canárias, na segunda-feira.
A embarcação foi avistada ao largo de Lanzarote no Dia de Reis, segundo noticiou a agência Reuters.
“O Natal termina nas Ilhas Canárias com o salvamento de um bebé nascido no meio de uma travessia marítima. As nossas tripulações nas Ilhas Canárias tiveram um início de ano atarefado. Embora todos os salvamentos e assistências mereçam reconhecimento, há uma intervenção que inevitavelmente atrai a atenção”, disseram as autoridades espanholas, na rede social X (Twitter).
O capitão do navio de resgate, Domingo Trujillo, detalhou à TVE que as autoridades estavam a par de que havia uma mulher grávida a bordo da embarcação, onde seguiam um total de 60 pessoas, incluindo 14 mulheres e quatro crianças.
“A surpresa foi termos encontrado um bebé totalmente nu que tinha nascido 10, 15 ou 20 minutos antes”, disse, tendo recordado que a mulher estava deitada no chão do barco, enquanto o bebé estava nas mãos de outra pessoa.
“Cobri-o, trouxe-o para o meu peito e dei-lhe palmadinhas para que parasse de chorar”, complementou.
A mãe e o recém-nascido, que estavam de boa saúde, foram helitransportados para uma unidade hospitalar.
Recorde-se que cerca de 350 migrantes de origem subsaariana e magrebina, com pelo menos 51 mulheres e 24 menores, chegaram na segunda-feira à noite a Lanzarote e El Hierro, a bordo de quatro embarcações, segundo as autoridades locais.
O maior grupo viajava numa embarcação e entrou no porto de La Restinga (El Hierro) acompanhado pelo Salvamar Acrux, depois de ter sido avistada por um barco de pesca a cerca de 37 quilómetros da costa.
Leia Também: Cerca de 350 migrantes chegam às Canárias em quatro barcos