"Trata-se mais de uma cerimónia do que de uma reunião, pelo que, neste contexto, não havia necessidade de dizer algo ou de coordenar qualquer mensagem específica", disse hoje a porta-voz da presidente da Comissão Europeia, Paula Pinho, na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.
No dia em que a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, se desloca a Washington na segunda-feira para participar na tomada de posse do novo Presidente norte-americano, Donald Trump, sendo a única líder da União Europeia (UE) a marcar presença, Paula Pinho admitiu que a chefe de Governo de Itália tenha estado em contacto, recentemente, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Mas não estou ciente de que tenha estado relacionado com a deslocação" a Washington, adiantou Paula Pinho.
Além disso, de acordo com a porta-voz, não existe para já "nenhuma reunião agendada" entre Von der Leyen e Donald Trump.
"Está-se a tentar estabelecer essa reunião o mais rapidamente possível, mas de momento, não temos datas concretas", adiantou Paula Pinho.
Tal como a Lusa já tinha avançado, Georgia Meloni será a única chefe de Governo da UE a participar na cerimónia de hoje, a convite de Donald Trump, que não convidou qualquer presidente de instituições europeias nem o seu aliado primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Ao nível institucional, nenhum dos altos representantes das instituições da UE recebeu convite para a cerimónia de segunda-feira, incluindo os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, confirmou a Lusa com fontes comunitárias.
Previsto está que haja uma representação ao nível de embaixadores, sendo que pelo bloco comunitário estará a embaixadora da UE para os Estados Unidos, Jovita Neliupsien.
No que toca aos chefes de Governo e de Estado da UE, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, não irá participar na tomada de posse do seu aliado norte-americano, de acordo com fontes do seu gabinete.
De acordo com os porta-vozes de Viktor Orbán, Donald Trump não terá convidado chefes de Estado ou de Governo estrangeiros, nem o próprio primeiro-ministro húngaro.
Porém, a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, já havia dito à imprensa em Roma, no início deste mês, que "iria com todo o gosto" à tomada de posse se a sua agenda o permitisse, confirmando-se agora a sua participação.
Certo é também que os Patriotas pela Europa (extrema-direita), terceiro maior grupo político do Parlamento Europeu, vão ter uma delegação na tomada de posse do Presidente norte-americano, encabeçada pelo líder do Vox espanhol, Santiago Abascal.
Dessa comitiva faz parte o líder do Chega, André Ventura.
O Patriotas pela Europa tem 84 eurodeputados, dois dos quais do Chega, de um total de 720 na assembleia europeia.
O republicano Donald Trump, de 78 anos, foi vencedor das eleições presidenciais de novembro de 2024 nos Estados Unidos e vai hoje iniciar funções.
Leia Também: Meloni é única líder da UE na tomada de posse de Trump