O atacante de Southport, Axel Rudakubana, de 18 anos, comprou uma faca no site da Amazon, com apenas 17 anos, apesar de ter sido condenado anteriormente por crimes violentos.
A informação foi avançada pela ministra do Interior britânica, Yvette Cooper, esta terça-feira, citada pelo The Independent, na sequência do adolescente ter-se declarado culpado, no início da semana, das acusações de homicídio de três crianças de 6, 7 e 9 anos no ataque em Southport (noroeste de Inglaterra), a 29 de julho. Entre as vítimas estava a portuguesa Alice da Silva Aguiar.
A estas acusações juntam-se outras 10 de tentativa de homicídio e acusações adicionais relacionadas com a posse de ricina e de ter um manual da Al-Qaeda.
"Apesar do facto dele ter sido condenado por violência e ter apenas 17, ele conseguiu facilmente encomendar uma faca da Amazon. É uma vergonha total e tem de mudar", reiterou Yvette Cooper.
As declarações da ministra surgem na sequência do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ter admitido, na segunda-feira, que "o Estado falhou" na proteção das três crianças mortas e sublinhou que "o Reino Unido vai exigir respostas, e com razão".
No mesmo dia, o jornal The Guardian divulgou que Axel Rudakubana foi recomendado para ser acompanhado três vezes pelo programa governamental Prevent, que pretende evitar que jovens ou pessoas vulneráveis sejam radicalizadas e se tornem violentas.
Apesar das ocorrências, não foi encaminhado porque foi considerado que não representava um risco de terrorismo.
Leia Também: Taxa de desemprego no Reino Unido sobe para 4,4% de setembro a novembro