Um político do Partido Popular de Valência viu-se obrigado a pedir desculpas depois de ter sido apanhado a fazer compras online durante uma reunião, em que se discutia a atribuição de mais fundos para as vítimas das cheias na região, no ano passado.
Três meses após a tragédia, ainda há quem esteja a sofrer com as consequências das inundações, que provocaram mais de 200 vítimas mortais.
Na terça-feira, no âmbito de uma reunião camarária, em que se discutia a atribuição de 25 milhões de euros para ajudar as áreas mais afetadas, o vereador José Marí Olano foi apanhado a percorrer uma página online de venda de bebidas alcóolicas.
Perante o sucedido, a oposição não perdeu tempo em criticar o homem.
"Comprar vinho enquanto se discutia a reconstrução das áreas afetadas é uma das coisas mais tristes que vi durante a minha carreira política", afirmou Papi Robles.
Quando as imagens do momento começaram a circular nas redes sociais, o político levantou-se no plenário para reconhecer o que descreveu como uma conduta “incorrecta”.
"Peço a palavra para pedir desculpa publicamente a todos vós e aos cidadãos que representamos", disse.
Recorde-se que, segundo o último balanço do Governo espanhol, 78 municípios (75 deles em Valência) foram afetados pelas cheias, em outubro de 2024, que causaram danos de 2.200 milhões de euros em infraestruturas municipais, de abastecimento de água e de saneamento básico. Morreram 232 pessoas, 224 dos quais na Comunidade Valenciana.
Leia Também: Número de mortos das cheias em Valência sobe para 224