Três detidos na Líbia em caso de vala comum com 28 migrantes

Três pessoas foram detidas, um líbio e dois estrangeiros, no âmbito do caso da descoberta de uma vala comum com os corpos de 28 migrantes, informou hoje o procurador-geral.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/02/2025 19:16 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Líbia

Os corpos dos migrantes da África Subsariana foram encontrados numa vala comum perto de um centro de detenção ilegal na região de Kufra, no extremo sudeste da Líbia, segundo o gabinete do procurador.

 

A descoberta ocorreu após uma operação das forças de segurança neste centro gerido por uma rede de traficantes de pessoas, onde 76 migrantes da África Subsariana eram "mantidos em cativeiro", disse a mesma fonte.

Uma investigação identificou a existência de um "gangue, cujos membros sequestravam migrantes irregulares, torturavam-nos e submetiam-nos a tratamentos cruéis, degradantes e desumanos", acrescentou o Ministério Público.

Fotos publicadas hoje nas redes sociais mostraram indivíduos emagrecidos com cicatrizes na cara, membros e costas.

A Líbia está mergulhada no caos político e de segurança desde a queda do ditador Muammar Kadhafi, em 2011, após uma revolta popular.

Governado por dois executivos rivais --- um em Tripoli (oeste), reconhecido pela ONU, o outro em Benghazi (leste) apoiado pelo clã do marechal Khalifa Haftar --- o país, situado a cerca de 300 quilómetros da costa italiana, tornou-se num dos principais polos de tráfico de pessoas do continente.

Dezenas de milhares de migrantes da África Subsariana, em busca de uma vida melhor na Europa, tornam-se vítimas de traficantes e muitos morrem ao tentar a perigosa travessia do Mediterrâneo.

No final de janeiro, o gabinete do procurador-geral de Trípoli ordenou a detenção de dois membros de um gangue criminoso acusados de torturar 263 migrantes irregulares de África para extorquir resgates.

Segundo o magistrado, o grupo estava a operar num campo de detenção na zona de al-Wahat, uma região desértica sob o controlo das forças do marechal Haftar, a cerca de 750 quilómetros a sudeste de Tripoli.

Em março de 2024, foi descoberta uma vala comum contendo "pelo menos 65 corpos de migrantes" no sudoeste da Líbia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Leia Também: Encontrada vala comum com 30 corpos no deserto na Líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas