Ataque mata 55 civis em aldeias e campos de deslocados na RDCongo

Homens armados do grupo CODECO (Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo) mataram pelo menos 55 civis num ataque a aldeias e campos de deslocados no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciaram hoje as autoridades locais.

Notícia

© ALEXIS HUGUET/AFP via Getty Images

Lusa
11/02/2025 12:29 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

RDCongo

Os ataques ocorreram segunda-feira à noite em aldeias de Djaiba, na província de Ituri, disse à agência de notícias Associated Press (AP) o líder de um campo de deslocados no local, Antoinnette Nzale, que acrescentou que o número de vítimas é possivelmente maior, uma vez que os corpos continuam a ser retirados das casas incendiadas.

 

"A maioria das vítimas eram pessoas deslocadas que foram mortas com catanas e armas de fogo", disse Mumbere David, um residente de Djaiba, à AP por telefone.

A CODECO é uma associação informal de grupos de milícias, principalmente da comunidade agrícola de etnia lendu.

Os ataques do grupo mataram cerca de 1.800 pessoas e feriram mais de 500 entre 2018 e 2022, de acordo com o Centro Africano para o Estudo e Investigação do Terrorismo.

Em setembro, os combatentes da CODECO mataram pelo menos 20 civis em Djugu, o mesmo território atacado na noite de segunda-feira.

A violência tem vindo a aumentar em todo o leste da RDCongo - país vizinho de Angola -, onde o conflito se arrasta há décadas. As Nações Unidas afirmaram que alguns dos ataques podem constituir crimes de guerra e contra a humanidade.

Mais de 120 grupos armados lutam na região, a maioria por terras e pelo controlo de minas com minerais valiosos, enquanto alguns tentam proteger as suas comunidades.

Esta conjuntura foi agravada em 26 de janeiro quando o Movimento 23 de Março, apoiado pelo Ruanda, tomou Goma, a capital da província de Kivu do Norte, que fica a cerca de 350 quilómetros a sul da província de Ituri.

Leia Também: Países africanos representam 40% da população mundial de crianças-soldado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas