A tensão no Médio Oriente continua a aumentar - com trocas de ameaças e promessas de vingança a serem trocadas -, mas, para já, a troca de reféns vai continuar, este sábado.
Desta vez, serão três homens a serem libertados, tratando-se de Iair Horn, Sagui Dekel Chen, e Sasha Troufanov. Estes reféns foram levados do mesmo kibutz a 7 de outubro. Desconhece-se, ainda, quantos prisioneiros serão libertados sábado por Israel.
Este passo 'alivia' a tensão existente para já, dado que o grupo islamita tinha dito que ia atrasar a libertação dos reféns porque Israel não estava a cumprir a sua parte do acordo de cessar-fogo.
Desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, as duas partes procederam a cinco trocas de reféns, libertando 21 reféns e mais de 730 prisioneiros palestinianos durante a primeira fase das tréguas.
Hamas says the three male hostages who will be released tomorrow are:
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) February 14, 2025
️ Alexander (Sasha) Trufanov
️ Sagui Dekel Chen
️ Iair Horn pic.twitter.com/zA6SssAfKt
Quem são os reféns?
Iair Horn tem 46 anos e dupla nacionalidade - israelita e argentina. É o 12.º refém com esta dupla nacionalidade a ser libertado desde o início da guerra entre o Hamas e Israel. Iair Horn foi levado pelo grupo islamita com o irmão, de quem não se conhece o paradeiro. Juntamente com o irmão, foram dos primeiros reféns a serem confirmados.
Sagui Dekel Chen tem 36 anos e foi um dos primeiros que viu o grupo islamita a entrar em Nir Oz, dando o alerta para a presença deste grupo, que chegava "fortemente armado e extremamente organizado". Dekel Chen e outros deram o alerta e acabou por avisar também a mulher, grávida, e filhos, que conseguiram escapar ao cativeiro. O pai de Dekel-Chen, com nacionalidade israelita e estadunidense, contou ao Times of Israel que a sua nora estava "traumatizada" após o ataque de 7 de Outubro. "Não há forma de saber se ele sabe que a mulher e filhas estão vivas", explicou o pai o mês passado.
Sasha Troufanov tem 29 anos e tem nacionalidade russa e israelita, e foi levado juntamente com a sua avó, mãe e a namorada. Já o pai foi morto no ataque. As três mulheres foram libertadas ainda em novembro de 2023. Troufanov é engenheiro e a sua família imigrou para Israel há 25 anos.
Leia Também: Milícias ligadas ao Hamas confirmam libertação de três reféns no sábado