LO porta-voz do Comando de Polícia da região de Potosí, Limberth Choque, disse à imprensa local que o autocarro "da empresa San José que ia de Potosí a Oruro encalhou perto da cidade de Yocalla, a uma profundidade de aproximadamente 800 metros".
O autocarro tinha saído pela manhã da cidade de Potosí e pretendia chegar à cidade de Oruro, a 311 quilômetros de distância, segundo a polícia.
"Ao receber o relatório, toda a rede de ambulâncias que existe (em Potosí) foi mobilizada, chegaram ao local, 15 pessoas feridas foram resgatadas e temos 31 pessoas que perderam a vida", disse Choque.
O delegado explicou que os bombeiros e demais socorristas recuperaram os 31 corpos sem vida, que foram transferidos para a morgue do hospital público de Potosí.
Choque referiu que o local onde o autocarro caiu é uma estrada de "declive muito acentuado", também cheia de curvas que devem ser evitadas, o que aumenta a presunção de que o condutor conduzia o veículo a alta velocidade e num determinado momento perdeu o controlo e caiu da falésia.
Entre os 15 feridos estão quatro crianças que, segundo o boletim médico, estão nos cuidados intensivos e apresentam fraturas em diversas partes do corpo, enquanto os adultos apresentam fraturas e outras lesões abdominais que requerem estudos para estabelecer um melhor diagnóstico.
Os acidentes nas estradas bolivianas causam cerca de 1.400 mortes e cerca de 40.000 feridos a cada ano, e devem-se principalmente a falhas humanas que podem ser evitadas, segundo dados oficiais.
Leia Também: As imagens do avião que caiu e ficou virado ao contrário no Canadá