O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira, numa conferência de imprensa em Kyiv, que o homólogo norte-americano, Donald Trump, está "preso numa bolha de desinformação". Esta reação surge depois de Trump ter culpado a Ucrânia, na terça-feira à noite, do início da guerra com a Rússia.
"Todo o respeito pelo presidente Donald Trump, como líder, mas está a viver neste espaço de desinformação", respondeu Zelensky.
O chefe de Estado ucraniano negou as alegações de Trump de que os índices de aprovação da presidência do país são de 4%, argumentando que se trata apenas de "desinformação russa" e que as tentativas de o substituir durante a guerra não vão funcionar.
"Estamos a falar de 4%. Já vimos essa desinformação, vem da Rússia", sublinhou o presidente ucraniano.
O presidente norte-americano culpou a Ucrânia pela guerra com a Rússia, em resposta às queixas do país por ter sido deixado de fora das conversações entre os Estados Unidos e a Rússia sobre o fim do conflito.
No mesmo discurso, Trump pressionou Zelensky para convocar eleições na Ucrânia, parecendo fazer eco de uma das principais exigências de Moscovo, e deu a entender que vai encontrar-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, ainda antes do final do mês.
A guerra foi desencadeada pela Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Nas conversações na Arábia Saudita, Washington e Moscovo concordaram em nomear negociadores sobre a guerra, sem a participação da Ucrânia ou de países da Europa.
Leia Também: Zelensky responde a Trump: "Rússia é dirigida por mentirosos patológicos"