"Corpo sem identificação". Israel diz que Hamas não entregou Shiri Bibas

As IDF confirmaram ter recebido os corpos de Ariel e Kfir, de quatro anos e nove meses, respetivamente, mas não o da mãe.

Notícia

© AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
20/02/2025 23:55 ‧ ontem por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Médio Oriente

As Forças de Defesa Israel (IDF) afirmaram, esta quinta-feira, que o grupo islamita Hamas não entregou o corpo da refém israelita Shiri Bibas, mas sim um "corpo anónimo sem identificação". 

 

Em comunicado, as IDF confirmaram ter recebido os corpos de Ariel e Kfir, de quatro e nove meses, respetivamente, mas não o da mãe.

"Após a conclusão do processo de identificação pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, em colaboração com a Polícia de Israel, os representantes das IDF informaram a família Bibas de que os seus entes queridos, Ariel e Kfir Bibas, tinham sido identificados", lê-se na nota.

De acordo com as IDF, "durante o processo de identificação, verificou-se que o corpo adicional recebido não era o de Shiri Bibas, e não foi encontrada nenhuma correspondência com qualquer outro raptado".

"Trata-se de um corpo anónimo sem identificação", acrescentam as IDF, considerando estar em causa "uma violação muito grave por parte da organização terrorista Hamas, que é obrigada pelo acordo a devolver os quatro raptados mortos". 

Segundo o exército israelita, os filhos de Shiri Bibas foram "brutalmente assassinados por terroristas em cativeiro em novembro de 2023", um mês após terem sido raptados da sua casa em Nir Oz, no ataque de 7 de outubro.

"O pai de Ariel e Kfir saiu para os proteger e foi raptado antes do rapto de Shiri e das crianças. Yarden regressou como parte do acordo para o regresso dos reféns em 1 de fevereiro de 2025", recordam as IDF.

Hamas entregou corpos de quatro reféns. Cruz Vermelha recebeu caixões

Hamas entregou corpos de quatro reféns. Cruz Vermelha recebeu caixões

Entrega estava marcada para esta manhã. Tratam-se de Shiri Bibas e os seus dois filhos - as crianças Ariel e Kfir - e de Oded Lifshitz, de 84 anos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 07:37 - 20/02/2025

Esta manhã, o grupo islamita Hamas entregou à Cruz Vermelha os corpos que, alegadamente, correspondem a três membros da família de origem argentina e peruana Bibas, bem como Oded Lifshitz.

Todos foram capturados no Kibutz Nir Oz durante o ataque das milícias palestinianas de 7 de outubro de 2023, no qual quase 1.200 pessoas foram mortas e 251 outras foram raptadas em território israelita.

Leia Também: ONU critica exibição de caixões e CV defende entrega de reféns em privado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas