A publicitária de desenhos animados Fumi Kitahara, de 56 anos, morreu na segunda-feira vítima de leucemia.
Kitahara trabalhou em filmes como a franquia do 'Shrek', 'Wallace e Gromit: A maldição do Coelho' e também no filme 'Como treinares o teu dragão'.
"Caros amigos da Fumi. Estamos devastados por partilhar que a nossa querida Fumi morreu, esta segunda-feira, depois de uma longa batalha contra uma leucemia rara", escreveu a família num comunicado citado pelo jornal britânico Daily Express.
E acrescentou: "Ela estava rodeada pelo amor da família e dos amigos mais chegados. Sabemos que maior parte de vocês ficará com o coração destroçado assim como nós por dizermos adeus à sua personalidade inesquecível, ao seu sorriso contagiante e ao seu coração acolhedor e amoroso".
"Esta é uma perda inimaginável para nós, para a nossa família e para a comunidade de animação. Obrigado pelo amor, apoio e amizade que mostraram ao longo dos anos", lê-se.
Fumi Kitahara começou a sua carreira nos estúdios Walt Disney em 1992, onde ajudou com companhas publicitárias para filmes como o 'Rei Leão', 'Pocahontas', 'Toy Story', entre outros.
Já em 1996 juntou-se à DreamWorks SKG enquanto chefe de publicidade de animação, onde permaneceu durante 11 anos. Esteve por trás das campanhas dos filmes 'O príncipe do Egito', dos três primeiros filmes do 'Shrek'.
Em 2007 fundou a sua empresa de publicidade PR Kitchen, tendo contribuído para inúmeras campanhas de filmes premiados como, por exemplo, 'O Pinóquio' de Guillermo Del Toro.
Leia Também: Em falta com filmes dos Óscares? Este cinema preparou maratona de 3 dias