NATO diz a Trump que aliados estão "mais fortes" e a investir mais

O secretário-geral da Aliança Atlântica disse esta quinta-feira ao Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) que os países da organização político-militar estão a aumentar a despesa nas Forças Armadas e a "ficar mais fortes".

Notícia

© FILIPE AMORIM/AFP via Getty Images

Lusa
27/02/2025 18:10 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

NATO

"Os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO] estão mais fortes. Os aliados da NATO estão a avançar rapidamente para investir mais em defesa. Foram anunciados grandes investimentos e outros se seguirão", escreveu Mark Rutte nas redes sociais.

 

O secretário-geral da NATO acrescentou que, durante a conversa com o Presidente norte-americano, Donald Trump, assegurou que os Estados-membros da Aliança Atlântica "estão a preparar milhares de milhões [sem especificar euros ou dólares] em apoio e contribuições para as garantias de segurança" da Ucrânia.

Durante o seu primeiro mandato, Donald Trump ameaçou abandonar a organização político-militar e, ainda antes de iniciar funções em janeiro deste ano, já tinha tecido críticas ao que dizia ser a falta de investimento da maioria dos 32 Estados-membros.

Portugal, por exemplo, é um Estado-membro fundador da NATO e só prevê alcançar o mínimo de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa no final da década, enquanto Trump defende um investimento de 5% do PIB.

Leia Também: Trump diz que ucranianos "podem esquecer" adesão à NATO

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas