Dois soldados chineses capturados em combates na Ucrânia, diz Zelensky

Zelensky diz que a Ucrânia tem "informações que sugerem que há muito mais cidadãos chineses" a combater pelo Exército russo.

Notícia

© Reprodução X Zelensky

Notícias ao Minuto
08/04/2025 13:36 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta terça-feira, que dois soldados chineses foram capturados durante os combates no leste da Ucrânia.

 

"As nossas forças armadas capturaram dois cidadãos chineses que estavam a combater como parte do Exército russo. O facto ocorreu em território ucraniano, na região de Donetsk. Foram encontrados na sua posse documentos de identificação, cartões bancários e dados pessoais", disse o presidente ucraniano, numa publicação divulgada na rede social X, divulgando também um vídeo. 

Segundo Zelensky, a Ucrânia tem "informações que sugerem que há muito mais cidadãos chineses nas unidades" da Rússia.

"Estamos atualmente a verificar todos os factos - os serviços secretos, o Serviço de Segurança da Ucrânia e as unidades relevantes das Forças Armadas estão a trabalhar nisto", acrescentou, referindo que deu "instruções ao Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia para contactar imediatamente Pequim e esclarecer como é que a China tenciona reagir a esta situação". 

"O envolvimento da Rússia na China, juntamente com outros países, direta ou indiretamente, nesta guerra na Europa é um sinal claro de que Putin tenciona fazer tudo menos acabar com a guerra. Ele está à procura de formas de continuar a lutar. Isto exige, sem dúvida, uma resposta.  Uma resposta dos Estados Unidos, da Europa e de todos aqueles que, em todo o mundo, querem a paz", apelou. 

Segundo Zelensky, os cidadãos chineses capturados estão agora sob a custódia do Serviço de Segurança da Ucrânia e estão em curso ações de investigação. 

[Notícia atualizada às 13h48]

Leia Também: Trump descontente com bombardeamentos "loucos" da Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas