Pelo menos 151 pessoas morreram de meningite na Nigéria desde outubro

Pelo menos 151 pessoas morreram de meningite na Nigéria desde outubro devido a um surto que se está a propagar rapidamente, sobretudo em zonas mais remotas do norte, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

Notícia

© iStock

Lusa
09/04/2025 15:40 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Nigéria

Quase metade das mortes (74) foram registadas este ano, embora os casos deste surto tenham sido registados pela primeira vez em outubro de 2024, quando a doença se espalhou por 23 dos 36 estados da Nigéria, segundo o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC, na sigla em inglês).

 

As autoridades sanitárias frisaram que os parceiros locais descreverem o recente aumento de mortes como alarmante.

De acordo com as declarações do porta-voz do NCDC, Sani Datti, à Associated Press (AP) a maioria das mortes causadas pela meningite deveu-se principalmente ao facto de as pessoas infetadas não terem ido às unidades de saúde ou terem chegado tarde com complicações graves.

Este surto atingiu o país mais populoso de África, numa altura em que o setor da saúde sofre com os cortes da ajuda internacional.

Ao longo dos anos, a Nigéria dependeu fortemente dessa ajuda para combater surtos semelhantes e apoiar os seus sistemas de saúde subfinanciados.

A Nigéria está entre os 26 países africanos que são endémicos em relação à meningite, por isso os surtos sazonais são comuns durante a estação seca, especialmente no norte. 

 A meningite afeta as membranas protetoras que envolvem o cérebro e a espinal medula.

Este é mais um desafio para o sistema de saúde que já se debate com "o maior fardo de malária do mundo", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 Na semana passada, a Nigéria recebeu o primeiro lote de mais de um milhão de doses de vacinas contra a meningite da aliança global de vacinas Gavi, o que foi descrito pelas autoridades locais como um marco crucial na resposta à doença.

Leia Também: Nigéria com maior número de mortes maternas em 2023

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas