A taxa turística de cinco euros para entrar na cidade italiana de Veneza vai recomeçar a ser aplicada já na sexta-feira - e, um ano depois da 'estreia', pode ainda ficar mais cara.
Segundo o que explica a imprensa internacional, a taxa, que pode ser reservada aqui, poderá ser de dez euros para aqueles que decidem viajar à 'última' - ficando o valor mais caro para aqueles que decidirem pagara a taxa apenas nos três dias anteriores à chegada.
Para além de alargar a tabela de preços, a cidade alargou também as datas em que esta taxa será cobrado, que são agora 54 (na sua maioria fins de semana). A taxa será cobrado entre 18 de abril e 27 de julho, e, em relação ao ano passado - e tal como a taxa de última hora -, representa quase o dobro do que foi estabelecido o ano passado.
Já em 2024, a medida representou um lucro de 2,4 milhões de euros, bem mais do que o inicialmente previsto. A cidade continua a acreditar que esta medida vai acabar por ajudar a combater o excesso de turismo.
Note-se que, segundo a imprensa, quem reservar uma noite na cidade está isento do pagamento desta taxa - assim como os turistas da região de Veneto, onde a cidade fica. Mas ainda que o turista reserve uma noite no local, está obrigado a registar a sua presença aqui.
A conselheira de Veneza no âmbito do turismo, Simone Venturini, considerou que a solução de aplicar uma taxa não é "mágica" para o excesso de turismo, problema que afeta várias cidades europeias, mas que esta "representa uma ferramenta tangível e inovadora" em termos de análise de dados e gestão dos fluxos de visitantes.
"Será um longo percurso, mas a partir de agora a cidade poderá basear-se em dados objetivos e não em meras estimativas para compreender o fenómeno do excesso de turismo", detalhou, citada pelo Guardian e garantindo que o o "objetivo é encorajar um turismo de qualidade - dormidas - que respeite a cidade e procure envolver-se com ela a um nível mais profundo, abraçando o seu carácter e ritmo únicos."
Leia Também: Cabo Verde vai fiscalizar cobrança de taxa nas principais ilhas turísticas