Diretor da AIEA declara interesse em cargo de secretário-geral da ONU

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, manifestou esta quarta-feira interesse no cargo de secretário-geral da ONU em 2027, em substituição do português António Guterres.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/04/2025 18:33 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

ONU

"Estou a considerar isso muito, muito seriamente", afirmou o diplomata argentino, de 64 anos, quando questionado pelos jornalistas durante uma visita a Washington, acrescentando que "chegará a altura de entrar neste tipo de discussão".

 

A próxima liderança das Nações Unidas devia ser assumida por uma personalidade da América Latina, após o exercício de um europeu, mas nem sempre este ciclo de rotações é respeitado.

Qualquer nomeação para o cargo de secretário-geral necessitará do apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que têm poder de veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Rafael Grossi lidera a AIEA desde o final de 2019, o que o colocou na dianteira dos esforços diplomáticos em torno do programa nuclear do Irão.

Chefiou também a equipa de peritos da agência de avaliação da segurança da central nuclear de Zaporijia, no sul da Ucrânia, que foi ocupada pela Rússia logo depois de ter invadido o país vizinho em fevereiro de 2022.

Entre outros potenciais candidatos inclui-se Michelle Bachelet, antiga Presidente do Chile e ex-alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Leia Também: Europa pode não atingir metas da ONU para 2030 em relação ao VIH e tuberculose

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas