"Dois caças CF-18 atacaram hoje (domingo) alvos do Estado Islâmico nas proximidades de Fallujah, a 70 quilómetros do oeste de Bagdade, lançando cerca de 227 quilogramas de mísseis guiados por laser GBU - 12", anunciou em comunicado o ministro da Defesa, Rob Nicholson.
Na mesma nota, o governante salientou ainda que a missão "durou cerca de quatro horas" e envolveu também um avião de reabastecimento Polaris, regressando as aeronaves ao Kuwait, onde estão sedeadas, "em segurança".
Este foi o primeiro ataque aéreo que o Canadá efetuou após a chegada das aeronaves à região, a 30 de outubro, na sequência da adesão à coligação internacional liderada pelos Estados Unidos nos bombardeamentos ao Estado Islâmico no Iraque.
O Canadá enviou, numa missão de seis meses para combater o EI no Iraque, seis caças CF-18, dois aviões de vigilância CP-140 Aurora e um avião de reabastecimento CC-150 Polaris, contigente que envolve cerca de 600 elementos, além de colaborar com o exército iraquiano no treino militar, e no fornecimento de mantimentos.