Os prós e contras de correr na passadeira

Correr na passadeira ou ao ar livre? Há gostos para tudo e embora muito se fale sobre os malefícios de correr na passadeira, saiba que nem tudo é mau.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
15/04/2015 19:45 ‧ 15/04/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Exercício

Correr: uma das mais populares formas de fazer exercício nos dias de hoje e de tentar perder peso e testar a sua resistência. Há quem o faça ao ar livre e quem prefira fazê-lo no interior de um ginásio, sem sair do lugar. Mas qual é a melhor opção?

A discussão já é antiga e segundo a revista Health existem vários prós e contras quanto à corrida em passadeira. Tudo depende dos objetivos, do historial de lesões e das preferências.

Deixamos-lhe seis prós e contras de correr em passadeira para que possa decidir qual a melhor opção para si. Jennifer Cohen, especialista em fitness, é a autora dos conselhos que lhe fazemos chegar.

Prós:

1. Os níveis de dificuldade são os mesmos: A maioria das pessoas pensa que é mais difícil correr na rua do que na passadeira. Porém, basta colocar a passadeira com uma inclinação de apenas 1% e o nível de exigência e cansaço será o mesmo que correr ao ar livre. O segredo está, portanto, na inclinação.

2. É melhor para os seus joelhos: Correr numa passadeira reduz o impacto que a corrida tem nos joelhos. Isto pode ser especialmente importante quando está a recuperar de alguma lesão. Neste caso, é importante que equilibre corrida na rua com corrida na passadeira ao invés de optar por apenas uma opção.

3. Pode escolher e prever o ambiente em que vai correr: Na passadeira consegue muitas vezes definir os objetivos e as metas que quer atingir. Consegue também controlar as calorias que está a perder, ao mesmo tempo que analisa o tempo e a distância percorrida. Além disso, não tem que se preocupar com as condições climatéricas, temperaturas ou o estado de conservação do solo.

Contra

1. Pode perder a sua agilidade: Embora a passadeira seja benéfica para os joelhos porque funciona como uma almofada, existem vantagens de correr em terrenos irregulares. Uma delas é o facto de os músculos estarem constantemente a tentar adaptar-se às pequenas irregularidades do terreno . Estes ajustamentos são ótimos para a sua coordenação e equilíbrio e aumentam a sua capacidade de agir em tarefas do dia-a-dia. 

2. Não trabalha tantos músculos: A máquina muscular que trabalha ao correr ao ar livre é diferente daquela que trabalha quando corre numa passadeira. Quando corre na rua, depende apenas de si próprio chegar ao fim da prova. Logo, existe uma tendência natural para dar passadas mais longas, chegando com o pé quase ao pé do rabo. Na passadeira, o movimento próprio do tapete ajuda o atleta no seu exercício, levando-o a esforçar-se menos. Assim, se apenas faz corrida na passadeira certifique-se de que realiza treino de cross para trabalhar os gémeos e os glúteos.

3. É aborrecido: Não há como negá-lo. Correr dentro de quatro paredes é aborrecido. Mesmo que tenha uma boa lista de músicas para o motivar ou esteja a ver televisão TV é muito fácil dar por si a olhar para o relógio e a pensar que o tempo teima em não passar. Na rua tem muito mais com que se distrair.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas