Por que deve beber água em jejum?
A sede é um reflexo da desidratação e, por isso, é aconselhado não esperar sentir sede para beber água. Fazê-lo em jejum é recomendado por inúmeros especialistas.
© Reuters
Mundo Saúde
O consumo de água com o estômago vazio é muito popular no Japão e a Associação Médica do Japão recomenda a 'Terapia da Água' como um tratamento eficaz para várias doenças, entre elas, problemas cardíacos.
Segundo o Instituto Europeu de Hidratação, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais, e muitos especialistas defendem a sua ingestão em jejum.
Em declarações à BBC, Carmen García Torrent, nutricionista e licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, afirmou que o recomendável é beber um a dois copos de água em jejum e, em seguida, continuar a beber o resto do dia até chegar aos dois litros.
A nutricionista também afirmou que, depois da ingestão de água, é preciso esperar pelo menos dez minutos antes de fazer alguma refeição para que a água possa atuar sobre o corpo.
Confira cinco benefícios de uma correta ingestão de água:
- Quando estamos hidratados adequadamente, as células do recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta;
- O consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina os resíduos e nutrientes desnecessários;
- A água melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células;
- A água é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade;
- Também atua como um lubrificante para os músculos e articulações, ajudando a proteger as articulações e também a melhorar funcionamento dos músculos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com