Trump insulta jornalista durante conferência de imprensa

O provável candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, envolveu-se hoje numa nova polémica quando durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque insultou diretamente um jornalista norte-americano ao chamar-lhe "ordinário".

Notícia

© Reuters

Lusa
31/05/2016 18:44 ‧ 31/05/2016 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

Trump, o único nome na corrida para a nomeação presidencial republicana, convocou os meios de comunicação social para uma conferência de imprensa em Nova Iorque para divulgar uma lista de associações de apoio a ex-militares norte-americanos que receberam donativos angariados pela sua campanha.

Em finais de janeiro, o multibilionário anunciou que tinha angariado seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros) para algumas organizações de solidariedade, mas na altura recusou divulgar publicamente os nomes das instituições e o montante exato.

Na conferência de imprensa hoje realizada, Trump denunciou a maneira "desonesta" como a comunicação social tem acompanhado a sua campanha e apontou o caso específico de um repórter do canal de televisão ABC, presente na sala.

"É um ordinário porque conhece os factos", declarou o candidato, afirmando ainda que os jornalistas da área política estão "entre as pessoas mais desonestas" que conheceu na vida.

Sobre o caso específico destes donativos, Trump criticou a cobertura jornalística feita pelos ´media´ que, segundo o empresário, o acusaram de não ter entregado todo o dinheiro que tinha prometido.

O multibilionário divulgou hoje ter conseguido angariar 5,6 milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros), um pouco menos que os seis milhões de dólares anteriormente anunciados.

"Pensam que vou mudar? Não vou mudar", disse Donald Trump, que teve uma intensa troca de palavras com vários jornalistas durante 40 minutos.

Quando questionado por um jornalista se irá manter esta postura caso seja eleito para a Presidência norte-americana, Trump foi claro.

"Vai ser assim (...) se a imprensa escrever artigos falsos", afirmou.

"Vou continuar a atacar a imprensa", acrescentou o candidato.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas