EUA criticam planos de Israel para construir habitações em Jerusalém Oriental

O Departamento de Estado dos Estados Unidos referiu hoje estar "profundamente preocupado" com os planos anunciados pelo Governo de Israel para construir centenas de habitações para colonos israelitas em Jerusalém Oriental.

Notícia

© Reuters

Lusa
27/07/2016 23:58 ‧ 27/07/2016 por Lusa

Mundo

John Kirby

"Continuamos incomodados pelo facto de Israel continuar a realizar ações provocatórias e contraproducentes, que levantam sérias questões sobre o compromisso de Israel para uma solução pacífica e negociada com os palestinianos", referiu, em comunicado, o porta-voz da diplomacia norte-americana, John Kirby.

Segundo o Departamento de Estado, aquelas ações por parte das autoridades israelitas "são o mais recente exemplo do que parece ser uma aceleração do processo de colonização, que corroem sistematicamente as perspetivas para alcançar uma solução de dois Estados".

"Também estamos preocupados com a demolição de estruturas palestinianas que têm aumentado recentemente na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, o que deixou dezenas de palestinianos sem teto, incluindo crianças", afirmou John Kirby.

A colonização levada a cabo pelas autoridades israelitas é considerada pela comunidade internacional como principal obstáculos para a paz entre Israel e Palestina.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas