Se a ideia pega, as autárquicas de 2021 em Portugal podem ser muito diferentes. Na pequena vila de Culp, no estado do Illinois, atirou-se uma moeda ao ar para escolher o novo autarca.
Não se pense que esta é uma nova forma de eleger cargos políticos nas cidades mais pequenas dos Estados Unidos. Na realidade houve uma votação, como é habitual, que terminou com um empate a 11 votos e uma elevada abstenção, já que Culp conta com 225 habitantes.
Mais interessante do que a votação terá sido o original desempate. A legislação do estado do Illinois prevê um desempate através do lançamento de uma moeda ao ar.
E assim, Tammy O’Daniell-Howell passou a ser a nova presidente da vila de Culp. Escolheu cara e teve mais sorte do que o seu adversário, Bryan Riekena, que optou pela coroa.
A escriturária do condado de Williamson, do qual Culp faz parte, disse que o processo de desempate decorreu de forma tranquila. Segundo Amanda Barnes, ambos os candidatos inspecionaram a moeda de 25 centavos antes de ser atirada ao ar. E como a ocasião o pedia, Barnes admitiu que escolheu a moeda “mais brilhante que encontrei no escritório.”