Manequins demasiado magras obrigadas a apresentar atestado médico

França dá um passo no sentido de combater a anorexia.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
10/05/2017 23:40 ‧ 10/05/2017 por Notícias Ao Minuto

Mundo

França

Desde o passado sábado que as manequins que desfilam nas passerelles em França são obrigadas a apresentar atestados médicos que comprovem o que o seu peso permita que sejam consideradas saudáveis.

Os modelos (homens e mulheres) que apresentem um índice de massa corporal abaixo do considerado normal (inferior a 18,5) não devem ser autorizadas a desfilar sem um atestado que comprove que a sua magreza não as torna doentes.

A medida tomada pelo ministério da saúde francês visa lutar contra a anorexia e pune com coimas até aos 75 mil euros as entidades empregadoras (agências de modelos e revistas de moda) que não cumpram a nova regra, de acordo com o El Mundo.

O certificado emitido pelo médico de cada manequim deve atestar que “o estado de saúde global da pessoa, avaliado mediante o seu índice de massa corporal, lhe permite exercer a sua atividade de modelo”.

Desta forma, pretende-se não só “mudar a imagem do corpo na sociedade para evitar a promoção de ideais de beleza inacessíveis e evitar a anorexia entre jovens” como “proteger a saúde de uma categoria de população especialmente afetada por este risco: as modelos”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas