ONU saúda a adoção de convenções contra o racismo e a discriminação na OEA

Peritos da ONU em direitos humanos saudaram hoje a adoção de duas convenções chave contra a discriminação e o racismo por parte da Assembleia-Geral da Organização de Estados Americanos (OEA).

Notícia

© Lusa

Lusa
12/06/2013 22:46 ‧ 12/06/2013 por Lusa

Mundo

OEA

“É um passo muito importante para a proteção e promoção dos direitos das vítimas de erros históricos nas Américas e no combate contra todas as formas de discriminação”, refere um comunicado elaborado por vários especialistas em direitos humanos.

Os Estados-membro da OEA adotaram na semana passada a “Convenção Interamericana contra o Racismo” e a “Convenção Interamericana contra toda a Forma de Discriminação e Intolerância”, na 43.ª Assembleia-Geral da OEA, a qual teve lugar na Guatemala.

A ONU expressou satisfação pela “maneira decidida como os países das Américas enfrentam temas tão importantes como a promoção da igualdade efetiva e a eliminação do racismo em todas as formas de discriminação”.

“Estas convenções vão reforçar o reconhecimento, a alegria, o exercício e a proteção de todos os direitos humanos e das liberdades dos povos indígenas, dos afrodescendentes e de outros grupos discriminados”, declararam os peritos.

Os especialistas apelaram aos Estados das regiões para que ratifiquem ambas as Convenções.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas