Vários terramotos sentidos na Indonésia em meia hora

Pelo menos quatro terramotos, com magnitudes entre 5.2 e 6.3 atingiram hoje com poucos minutos de diferença a mesma zona das ilhas Molucas, no leste da Indonésia, causando alguns danos materiais mas sem informação, até ...

Notícia

© iStock

Lusa
31/10/2017 14:07 ‧ 31/10/2017 por Lusa

Mundo

Sismo

Uma informação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original) localizou o hipocentro do primeiro sismo (de magnitude 5.9 na escala de Richter) a 27 quilómetros de profundidade no mar e a 52 quilómetros a oeste de Ambon, a capital da província de Molucas, uma cidade portuária de cerca de 310 mil habitantes.

O segundo abalo (5.7), que provavelmente se tratou de uma réplica, ocorreu três minutos depois, a 47 quilómetros de profundidade na mesma zona e a 59 quilómetros de Ambon.

O terceiro, mais forte (6.3 na escala de Richter), ocorreu 16 minutos depois, a 32 quilómetros de profundidade e a 40 quilómetros de Ambon.

De acordo com a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia, em trinta minutos foram sentidos quatro abalos, dos quais o mais fraco com uma magnitude de 5.2.

Em 2004, um forte terramoto no norte da ilha de Sumatra desencadeou um tsunami que causou cerca de 230 mil mortos em uma dezena de países banhados pelo oceano Índico, a maioria deles na Indonésia.

Este país assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e volcânica, onde anualmente se registam uns sete mil terramotos, a maioria moderados.

Segundo o organismo norte-americano, 90 por cento dos sismos que ocorrem num mundo têm lugar no Anel de Fogo do Pacífico.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas