O começo de um romance é sempre um paraíso de emoções, que transforma as banalidades do dia a dia numa caminhada intermitente nas nuvens. ‘Walking on Sunshine’, como cantaram Katrina and the Waves, música que, apropriadamente, é a banda sonora desta história de um romance cor-de-rosa que se torna num pesadelo.
Na forma de animação, o vídeo, chamado 'Sunshine - Don't confuse love and abuse', mostra o início de um romance da perspetiva de uma adolescente, que se apaixona por um rapaz com sinais de comportamento abusivo. Com o avançar da relação, o comportamento torna-se cada vez mais agressivo, causando um grande impacto na vida da jovem que, na falta de mecanismos apropriados de defesa, se deixa enredar numa relação de agressão psicológica.
Este tema ganha especial importância depois de, em fevereiro, terem sido revelados os resultados do inquérito nacional da UMAR 2018 sobre violência no namoro, que dizem que 68,5% dos jovens (3.186) portugueses consideram como natural pelo menos um comportamento violento na intimidade e que 56% dizem já ter sofrido atos de vitimação.
A Day One, uma organização norte-americana sem fins lucrativos para apoiar vítimas de abusos sexuais e combater a violência no namoro, lançou este pequeno vídeo de 2:43 minutos no início de fevereiro para criar sensibilização para a violência psicológica continuada.