Numa reunião presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, foram aprovadas várias medidas, entre elas a realização, até 20 de fevereiro, de reuniões extraordinárias das comissões distritais de Proteção Civil "para efetivar a coordenação política distrital das ações de gestão de combustível e limpeza de terrenos à volta dos edifícios e aglomerados populacionais", lê-se num comunicado.
Até 01 de março haverá também reuniões extraordinárias das comissões municipais de Proteção Civil dos concelhos com freguesias prioritárias visando o mesmo objetivo.
Na reunião ficou definido que "a monitorização por parte dos municípios, em articulação com as juntas de freguesia, da execução das ações de gestão de combustível, é comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil, à Guarda Nacional Republicana e ao Presidente da Comissão Nacional de Proteção".
"Considerando a severidade e os impactos dos incêndios rurais, a Comissão Nacional de Proteção Civil considerou fundamental garantir o cumprimento escrupuloso do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios", sublinha a mesma fonte.