"É cada vez mais importante trabalhar e apostar na prevenção, de modo a evitar situações de risco para as pessoas e os seus bens em caso de incêndio florestal", salientou o presidente da Câmara, Nuno Moita, citado num comunicado municipal enviado à agência Lusa.
Segundo o autarca, o novo equipamento vai contribuir para o aumento da produtividade na execução de faixas de gestão de combustível da rede viária municipal, cumprindo assim com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado em 2018.
Com a aquisição deste equipamento, a autarquia "pretende realizar com meios próprios a manutenção das faixas de gestão de combustível e, simultaneamente, proceder à reabertura de caminhos florestais, vitais para o apoio ao combate em situação de incêndio".
A Câmara Municipal de Condeixa realizou no ano passado a limpeza de cerca de 150 hectares de faixas da rede viária municipal, num investimento de mais de 200 mil euros, com o objetivo de garantir a segurança de pessoas e bens em caso de evacuação de localidades em situação de incêndio florestal.
De acordo com o comunicado, já este ano a equipa de Proteção Civil municipal realizou a manutenção das mesmas faixas da rede viária nas freguesias de primeira e segunda prioridade, em cerca de 55 hectares, num investimento a rondar os 50 mil euros.