Marcelo recebido pelo chefe de Estado eslovaco com honras militares

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/12/2024 11:20 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Marcelo

O chefe de Estado português chegou ao Palácio Grassalkovich, em Bratislava, capital da Eslováquia, pelas 10h30 locais (mais uma hora do que em Portugal continental), local onde já o aguardava uma Guarda de Honra composta por militares eslovacos.

 

A acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa estiveram também o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Nunes da Fonseca, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, e a Embaixadora de Portugal na Eslováquia, Maria João Lopes Cardoso.

No exterior do palácio, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado da Eslováquia, Peter Pellegrini, e por um casal vestido com uma indumentária tradicional eslovaca que o aguardava para lhe oferecer pão e sal, um gesto simbólico de hospitalidade naquele país.

Ouviu-se "A Portuguesa", seguida do hino nacional da Eslováquia, e os dois chefes de Estado fizeram a tradicional inspeção da Guarda de Honra.

Já no interior, Marcelo Rebelo de Sousa e Peter Pellegrini tiraram a fotografia oficial, altura em que o Presidente português deu um aperto de mão vigoroso ao seu homólogo, antes de assinar o livro de honra.

Os dois tiveram de seguida um encontro privado, fechado à comunicação social, que durou cerca de meia hora, antes de a comitiva portuguesa deixar o palácio para se deslocar à zona de treino militar de Lest, situada a cerca de duas horas e meia da capital eslovaca.

O chefe de Estado português tem agendado um almoço com a 1.ª Força Nacional Destacada na Eslováquia, que se encontra naquela base no âmbito de uma missão da NATO e é composta por 26 militares do Exército português (23 homens e três mulheres), integrados num batalhão espanhol.

De acordo com dados do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Portugal contribui ainda para esta força da NATO com cinco carros de combate Leopard 2A6.

Esta missão da Aliança Atlântica na Eslováquia - país fronteiriço com a Ucrânia - tem como objetivo reforçar a presença de forças militares na fronteira leste da NATO, "contribuindo para a dissuasão e defesa", à semelhança das missões na Roménia.

Os países da NATO, nomeadamente Portugal, têm reforçado a sua presença militar na fronteira leste da Aliança Atlântica desde fevereiro de 2022, quando a Federação Russa invadiu a Ucrânia.

Desde que assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa visitou forças nacionais destacadas em missões militares em Kaunas, Lituânia, e em Málaga, Espanha, em 2017, na República Centro-Africana, em 2018, no Afeganistão, em 2019, e na Roménia, em 2022.

Leia Também: Marcelo visita militares portugueses em missão na Eslováquia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas