A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu, esta quinta-feira, um comunicado de atualização em que refere que, de acordo com a informação disponibilizada a 23 de janeiro de 2020 pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), "foram reportados, desde 31 de dezembro de 2019, 614 casos laboratorialmente confirmados de infeção pelo novo coronavírus". O vírus fez já 17 mortos.
Na China - excluindo Hong Kong, Macau e Taiwan - há 603 casos. A estes juntam-se um caso em Hong Kong, dois em Macau, um em Taiwan, quatro na Tailândia, um no Japão, um na Coreia do Sul e outro nos Estados Unidos da América.
A maioria dos casos, prossegue a nota enviada às redações, "está epidemiologicamente associada a um mercado específico de alimentos e animais vivos, em Wuhan, que foi encerrado a 1 de janeiro de 2020". Os casos reportados "referem história recente de viagem" a esta cidade da China.
"O ECDC considera que existe uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE)", afirma ainda a DGS, acrescentando que "a probabilidade de transmissão secundária na EU/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção adequadas".
Assim, a Direção-Geral "reforça as recomendações previamente emitidas para os viajantes com destino para a cidade de Wuhan e ainda Beijing, Guangdong e Shanghai, na China".
São elas:
- Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;
- Evitar contato próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes
- Evitar contato com animais;
- Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou como braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
- Se os viajantes com estadia em Wuhan apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deverão procurar atendimento médico, informando-o sobre a sua história de viagem;
- Poderão ainda ligar 808 24 24 24 (SNS24) para esclarecimento de questões.