O ministro da Administração Interna convocou uma reunião extraordinária da Comissão Nacional de Proteção Civil para esta terça-feira, às 19h, na sede da Proteção Civil, em Carnaxide.
A reunião, que contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, "visa abordar as diferentes dimensões da coordenação estratégica relacionadas com os mecanismos de prevenção, preparação e resposta face ao Covid-19", refere o gabinete do ministro Eduardo Cabrita.
No comunicado enviado às redações, a tutela esclarece que a Comissão Nacional de Proteção Civil é o órgão de coordenação em matéria de Proteção Civil, presidido pelo Ministro da Administração Interna
A este órgão compete, entre outros, "adotar mecanismos de colaboração institucional entre todos os organismos e serviços com responsabilidades no domínio da proteção civil, bem como formas de coordenação técnica e operacional entre os mesmos".
"[A Comissão Nacional de Proteção Civil] tem também como missão definir as prioridades e objetivos de escalonamento de esforços dos organismos e estruturas com responsabilidades no domínio da proteção civil", acrescenta a nota.
Portugal regista, de acordo com último balanço da Direção Geral de Saúde (DGS), dois casos de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19). Os dois doentes estão internados em hospitais do Porto e encontram-se estáveis, conforme garantiu esta segunda-feira a ministra da Saúde.
Itália continua a ser o país europeu com maior número de casos de infeção e de vítimas mortais pelo Covid-19, um vírus que teve origem em Hubei, na China, região que contabiliza a grande maioria dos mortos (cerca de três mil).