Apurou o Notícias ao Minuto, esta quarta-feira, que há dois pacientes internados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que são portadores do Covid-19, mas esse não tinha sido o diagnóstico inicial. A informação foi avançada pelo semanário Expresso, de acordo com o qual estes pacientes estavam internados há vários dias com diagnóstico de pneumonia.
Ainda de acordo com o semanário, os dois homens, com mais de 60 anos, foram submetidos a testes laboratoriais no início desta semana "por mero acaso".
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte, no qual está incluído o Hospital de Santa Maria, terá decidido por precaução submeter alguns doentes com pneumonia ao teste que deteta a infeção pelo Covid-19.
Apurou adicionalmente o Notícias ao Minuto que também estão a ser desmarcadas consultas e exames não urgentes que deveriam ser realizados no Hospital de Santa Maria.
Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Ministério da Saúde remeteu esclarecimentos para a Direção-Geral da Saúde (DGS) e para o Hospital de Santa Maria. Por sua vez, a unidade hospitalar de Lisboa, também contactada, remeteu igualmente esclarecimentos para a DGS.
O Notícias ao Minuto tentou entrar em contacto com a DGS, mas sem sucesso até ao momento.
Recorde-se que ao final da manhã desta quarta-feira, a DGS atualizou o número de infetados pelo vírus que teve origem em Wuhan, na China, para 59. O Expresso dá conta que estes dois novos casos descobertos no Hospital de Santa Maria não estão contabilizados nas estatísticas oficiais.