"A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apoiou (...) mais 11 cirurgias gratuitas às cataratas, no âmbito de um projeto que já permitiu operar mais de 60 pessoas", explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.
A decorrer desde 2017, este projeto não tem custos para os utentes e resulta de uma parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento local.
O processo inclui consultas pré e pós operatórias e cirurgia, sendo a totalidade dos encargos suportados pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Fundação Álvaro Carvalho (FAC).
"O objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida da população do concelho de Idanha-a-Nova, em particular a mais idosa, por meio do acesso gratuito a cirurgias às cataratas, uma doença que provoca a diminuição da visão", refere o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O autarca sublinha que este projeto tem-se revelado fundamental para ultrapassar os constrangimentos financeiros da população e os tempos de espera do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num espírito de complementaridade entre os diversos parceiros.
"Este serviço é para continuar e irá apoiar mais pessoas, com espírito de solidariedade social e sentido de serviço público, para dar resposta às necessidades dos munícipes", conclui.
Todo o processo cumpre os devidos critérios de seleção, contando com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica dos utentes, tendo sempre em consideração o apoio a casos de justificado apoio social.