Num comunicado divulgado hoje a PSP diz que os vídeos informativos foram inicialmente produzidos para os polícias mas acabou por os disponibilizar para a população em geral, porque as preocupações não se resumem ao contexto profissional policial e aos polícias.
Os vídeos abordam a desinfeção de equipamentos de uso coletivo (por exemplo viaturas utilizadas por várias pessoas em contexto de trabalho), a desinfeção do local de trabalho, a segurança individual ao sair e entrar em casa, e desinfeção dos objetos de uso pessoal.
A divulgação dos vídeos foi feita tendo em conta a "necessidade de todos os cidadãos observarem estritas normas de segurança individual no sentido de evitar o contágio e propagação de redes de contágio", diz a PSP no comunicado.
A direção nacional da PSP apela, no comunicado, a todos os cidadãos que permaneçam em casa, limitando ao mínimo e pelo tempo estritamente indispensável as saídas ao exterior.
Os vídeos podem ser vistos na página da PSP na rede social Facebook.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, surgiu na China, em dezembro de 2019, e já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram acima de 25 mil.
Em Portugal registam-se 76 mortes e 4.268 infeções confirmadas, segundo o último balanço da Direção-Geral da Saúde.