Durante o segundo período do Estado de Emergência, que terminou às 23h59 de sexta-feira, dia 17 de abril, foram detidas 184 pessoas pelo crime de desobediência ao confinamento obrigatório. Face ao último balanço disponibilizado pelas autoridades, foram detidas mais sete pessoas em 24 horas.
Destas 184 pessoas, 44 respondem por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 80 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, nove por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 19 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, uma por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho, uma por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços, 10 por resistência e 20 por violação da cerca sanitária de Ovar.
Ainda durante os 15 dias do segundo Estado de Emergência, foram encerrados 432 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.
A estes números são acrescentadas 108 detenções pelo crime de desobediência, que foram registadas no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril. Neste período, foram ainda encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.
Recorde-se que Portugal entrou, este sábado, dia 18 de abril, no terceiro Estado de Emergência, que vigorará até ao dia 2 de maio. E Portugal regista 687 mortos associados à covid-19 em 19.685 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.