Exercício em grupo? Sim, mas com 3 metros de distância. As regras da DGS

Governo anunciou esta sexta-feira que os ginásios poderão reabrir na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, cumprindo várias normas agora publicadas pela Direção-Geral de Saúde. Praticantes de exercício devem manter uma distância de pelo menos três metros entre si, quer seja em espaços fechados quer seja ao ar livre.

Notícia

© Instagram

Melissa Lopes
29/05/2020 23:40 ‧ 29/05/2020 por Melissa Lopes

País

Covid-19

Depois de o Governo ter anunciado que a abertura de ginásios está contemplada na terceira fase de desconfinamento que arranca na segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação com os procedimentos de prevenção e controlo para espaços de lazer, atividade física e desporto e outras instalações desportivas. A orientação abrange infraestruturas desportivas e outros espaços onde decorra prática desportiva, incluindo espaços ao ar livre ou em espaço fechado, pistas, ginásios, piscinas, academias desportivas, salas de massagem e clubes de saúde. 

Entre as medidas gerais preconizadas, lê-se na nota da autoridade de saúde, "pretende-se que estes espaços assegurem que todas as pessoas que nele trabalham e o frequentam estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental". 

Como noutros casos, também nestes espaços "deve ser assegurada a implementação de um plano de contingência próprio para a Covid-19 e garantido o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários aos funcionários". 

A colocação de dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool deve igualmente ser garantida junto às receções, entradas e saídas de casas de banho, salas ou espaços de atividade física ou lazer, sublinha a DGS

Relativamente à organização do espaço, a autoridade de saúde estabelece que devem ser cumpridas as medidas de distanciamento físico, nomeadamente o distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico (receção, espaços de circulação, etc.), ou três metros entre pessoas durante a prática de exercício físico.

Quanto às aulas e treinos, estes devem ser marcados preferenciamente online. O uso de máscaras é obrigatório para funcionários, exceto durante as aulas que impliquem a realização de exercício físico. Já os utilizadores devem usá-la à entrada e saída das instalações, sendo dispensado o uso durante a realização de exercício físico.

Nos espaços e equipamentos para prática de exercício físico e de massagens, além da desinfeção das mãos à entrada e à saída da espaço, os acessos devem ser controlados para evitar aglomerados, recomendando-se a marcação de vagas e de lugares (por exemplo no chão) para garantir o distanciamento.

Quanto às aulas de grupo, a DGS refere que deve ser reduzido o número de participantes de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre praticantes, "tendo em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões". 

A autoridade de saúde desaconselha a retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar.

Entre sessões, "os espaços devem ser ventilados durante pelo menos 20 minutos, bem como deve proceder-se à limpeza e higienização dos espaços e equipamentos utilizados entre sessões", pode ler-se. 

No caso das piscinas, entre outros procedimentos, deve ser realizada a limpeza e desinfeção, substituindo a água e procedendo-se à cloragem (ou outro tipo de desinfeção química). A água deve ser testada regularmente e os utilizadores devem higienizar as mãos à entrada, indica a DGS

Quanto às sessões de treino que decorram ao ar livre, estas devem "privilegiar espaços com pouca movimentação de pessoas e garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre praticantes". 

Pode ler a orientação na integra aqui: Orientação da DGS para ginásios e espaços de lazer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas