A estátua do Padre António Vieira, erguida em 2017, foi vandalizada esta quinta-feira em Lisboa, confirmou o Cometlis de Lisboa ao Notícias ao Minuto. Na estátua pode ver-se a palavra "descolonização" pintada de vermelho.
O ato de vandalismo ocorre numa altura em que várias estátuas e monumentos, que representam o imperialismo e colonialismo, estão a ser vandalizadas ou derrubadas nos Estados Unidos.
Estes atos começaram após a morte de George Floyd, que morreu às mãos da polícia norte-americana, dando origem a protestos contra o racismo e a violência policial.
VANDALIZARAM A ESTÁTUA DO PADRE ANTONIO VIEIRA!Ironia das ironias, picharam a palavra DESCOLONIZAR, logo os que tão importando a modinha americana de derrubar estátuas. Pé Antônio Vieira é um dos símbolos maiores da língua portuguesa e da ligação Brasil-Portugal!PUNIÇÃO JÁ pic.twitter.com/H2W5o6RX5T
— André Bicho Solto (@andrebichosolto) June 11, 2020
Estátua de Padre António Vieira vandalizada numa importação da narrativa que tem assolado os EUA.Autómatos, limitam-se a replicar a narrativa sem se desafiarem a olhar para o passado no seu contexto histórico. Não faz sentido olhar para o passado através dos olhos do presente. pic.twitter.com/uRx5Hu4868
— GATO POLITICO (@ogatopolitico) June 11, 2020
PSP procura autores de vandalismo
Equipas de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) fizeram esta quinta-feira diligências na zona do Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde a estátua foi vandalizada.
Segundo fonte da Cometlis, depois do alerta da comunicação social, foram mobilizadas equipas de investigação criminal da PSP, que fizeram diligências no local "para recolher mais e melhores meios de prova" que possam levar à identificação dos autores.
Os danos em monumentos configuram crime público, disse o responsável da PSP de Lisboa, em declarações à Lusa, adiantando que o processo será agora reencaminhado ao Ministério Público.
Entretanto, a Câmara Municipal de Lisboa já procedeu à limpeza da estátua.
Instalada no Largo Trindade Coelho, próximo da zona do Bairro Alto, a instalação da estatua do Padre António Vieira resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia, cuja sede se localiza naquele largo.
No dia da inauguração, a 22 de junho de 2017, o presidente da câmara, Fernando Medina, disse tratar-se de uma homenagem fundamental a "uma das maiores personalidades do pensamento" português até agora sem "a devida expressão de reconhecimento" na cidade.
Leia Também: Floyd: Manifestantes derrubam estátua de Jefferson Davis, na Virgínia