Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Autarca corrige informação: Segundo utente do lar de Caneças não morreu

Informação que tinha avançada esta manhã que dava conta de uma segunda morte no lar de Caneças foi corrigida pelo autarca.

Autarca corrige informação: Segundo utente do lar de Caneças não morreu
Notícias ao Minuto

10:42 - 24/06/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

Na manhã desta quarta-feira, foi noticiado que havia a registar uma segunda morte relacionada com o surto de Covid-19 no lar de Caneças, informação que o autarca veio, entretanto, corrigir e lamentar.

"A confirmação que tenho é que a senhora está com uma pneumonia internada no Hospital Beatriz Ângelo (...) É sempre de lamentar (a informação errada da morte), já havia pessoas a preparar-se para vir do estrangeiro para vir ao funeral", lamentou Manuel Varela, referindo que a informação da morte lhe chegou através do lar e da família, que iniciou "todos os procedimentos com a agência funerária para o levantamento do corpo". 

"É um erro que nunca devia ter acontecido", frisou, desconhecendo a razão do mesmo. O que se passou foi que a senhora mudou de piso. 

Assim, existe apenas uma vítima mortal no lar de Caneças

Em declarações à TVI, o presidente da União de Freguesias Ramada e Caneças tinha adiantando durante a manhã que estão, neste momento, 10 uentes internados no Hospital Beatriz Ângelo.

"O quadro clínico destes doentes é um quadro clínico médio, que não tem, para já, grandes problemas de gravidade, mas com o avolumar dos dias irá agravar-se, porque são pessoas com idade avançada", disse. 

O autarca referiu ainda que possivelmente o vírus terá sido trazido do exterior por algum funcionário, sublinhando que a maioria (60%) dos utentes e dos profissionais encontravam-se assintomáticos.

Na segunda-feira, a diretora-geral de saúde, Graça Freitas, confirmou que o lar em Caneças tinha 60 utentes e 27 funcionários infetados com Covid-19.

Escola secundária de Caneças com um caso positivo

O autarca avançou que uma aluna da escola secundária de Caneças testou positivo para a Covid-19, tendo a direção do estabelecimento de ensino suspendido as aulas presenciais da turma e ativado o plano de contingência. "O diretor entendeu por bem, e muito bem, mandar os alunos todos para casa" , disse, referindo que professores e restantes alunos da turma já foram testados, registando-se apenas este caso positivo. 

O Presidente da República, primeiro-ministro e líderes partidários reúnem-se esta quarta-feira com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, com foco na Área Metropolitana de Lisboa, onde tem surgido a maioria dos novos casos.

Em Portugal, os primeiros casos foram confirmados no dia 2 de março e até agora morreram 1.540 pessoas num total de 39.737 contabilizadas como infetadas, de acordo com o relatório de terça-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os boletins da DGS divulgados entre 07 e 21 de junho indicam que neste período se registaram 4.440 novos casos de infeção com o novo coronavírus nos concelhos da Amadora, de Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, o que corresponde a 50,2% do total de novos casos em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório