O concelho do Porto, que começou por ser um dos mais afetados pela Covid-19, não regista novos casos confirmados da doença há 19 dias. Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados esta quarta-feira, dão conta de 1.414 infetados no Porto, número que se mantém desde o dia 6 de junho.
No dia anterior, 5 de junho, o concelho do Porto tinha registado 1.401, sendo que na altura eram oito os concelhos com mais de mil casos confirmados do novo coronavírus. Agora, são já uma dezena.
E não é só no Porto que o número de infetados se mantém. Esta parece ser uma tendência verificada no Norte do país, já que os concelhos vizinhos de Braga e Gondomar também permanecem com o mesmo número de casos há vários dias.
Não há, para já, uma explicação para estes números. Certo é que esta quarta-feira Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou o Norte e passou a ser a região com mais casos da Covid-19 (17.527). O Norte, com 17.339 infetados, continua a contabilizar, contudo, mais óbitos (814). Em Lisboa, já morreram 449 pessoas devido ao novo coronavírus.
Os dados mais recentes da DGS revelam que foram contabilizados 40.104 casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus em território nacional e 1.543 vítimas mortais, tendo sido reportados mais 367 infetados e três óbitos nas últimas 24 horas.
Dos 367 novos casos, 302 dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, 82%.