Luís Pitarma, o português que salvou a vida do primeiro-ministro britânico quando este esteve internado com Covid-19, foi um dos profissionais de saúde que Boris Johnson recebeu este domingo em Downing Street por ocasião da celebração dos 72 anos do National Health Service (Serviço Nacional de Saúde).
O primeiro-ministro britânico, recorde-se, esteve internado no St Thomas’ Hospital depois de ter contraído o novo coronavírus em abril, chegando a estar nos cuidados intensivos.
Quando recebeu alta fez um agradecimento público à equipa médica que o salvou, nomeadamente a Luís Pitarma, o enfermeiro português que permaneceu durante 48 horas ao lado de Boris no hospital quando as coisas podiam "ter dado para o torto".
A equipa de profissionais de saúde voltou ontem a reunir-se com o primeiro-ministro, um momento partilhado por Boris Johnson nas redes sociais.
This evening I was honoured to host those who looked after me at St Thomas’ Hospital at Downing Street, as we celebrate 72 years of our incredible NHS. pic.twitter.com/6LGAzAXZI5
— Boris Johnson #StayAlert (@BorisJohnson) July 5, 2020
Luís Pitarma tem 29 anos, estudou na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e, tal como tantos outros portugueses, rumou ao Reino Unido pouco depois de terminar o curso, que terá completado em 2013.
Em 2014, o enfermeiro entrou para o Serviço Nacional de Saúde inglês. Já em 2016, começou a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital St. Thomas, onde em abril ajudou a salvar Boris Johnson.
Além do primeiro-ministro britânico, também Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao profissional de saúde português. O Presidente da República emitiu mesmo uma nota no site oficial da presidência a anunciar que tinha entrado em contado com Luís Pitarma.
Recorde aqui a menção ao enfermeiro português (minuto 3'25) feita em abril por Boris Johnson depois de ter recebido alta.
It is hard to find the words to express my debt to the NHS for saving my life.The efforts of millions of people across this country to stay home are worth it. Together we will overcome this challenge, as we have overcome so many challenges in the past. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/HK7Ch8BMB5
— Boris Johnson #StayAlert (@BorisJohnson) April 12, 2020