Um homem infetado com Covid-19 viajou da ilha Terceira, nos Açores, para Lisboa, esta quarta-feira, à revelia das autoridades, desrespeitando todas as ordens sanitárias e "incumprindo as medidas de isolamento profilático determinadas pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo", informou hoje a Autoridade de Saúde Regional através de um comunicado.
De acordo com a mesma nota, após ter conhecimento de que a primeira análise de seguimento da doença havia produzido resultado negativo e de que a segunda, realizada a 7 de julho, produziu ainda resultado positivo, e apesar de ter sido informado telefonicamente desse resultado cerca das 12h00 de 8 de julho pela Equipa de Acompanhamento Domiciliário de Doentes COVID-19, o referido indivíduo partiu para território continental à revelia das autoridades.
Já foram diligenciados pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo os contactos com a Autoridade de Saúde Nacional para acompanhamento deste caso, bem como a devida e necessária ação judicial pelo incumprimento.
O Notícias ao Minuto sabe que o homem estava na ilha Terceira há cerca de um mês, para onde se deslocara para férias. O caso foi descoberto depois da PSP ter notado a ausência do homem na sequência de uma visita domiciliária. Contactado por telefone, o mesmo terá argumentado que estava cansado do confinamento e em dificuldade por falta de apoio das autoridades de saúde locais. Além disso, queixou-se da demora dos resultados dos testes. Por isso, decidiu partir rumo a Lisboa, onde sente que tem mais apoio, tanto das autoridades como da família.
Leia Também: Açores está a "trabalhar" na carreira dos técnicos de diagnóstico