Se vai de férias, o mais provável é que fique acomodado num hotel. É o seu caso? Então fique a conhecer os cuidados que a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a ter em conta quando estiver nestes estabelecimentos.
Assim como deve fazer em qualquer circunstância, a Autoridade para a Saúde recorda a necessidade de "lavar frequentemente as mãos com água e sabão" ou "usar uma solução à base de álcool".
O segundo alerta vai no sentido de "utilizar máscara nos espaços comuns do hotel". De seguida, é ainda relembrada a etiqueta respiratória: "Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com o braço e toque a máscara assim que possível, lavando e/ou desinfetando as mãos de seguida".
E não esqueça o distanciamento social, que tem igualmente de ser cumprido. "Mantenha a distância de segurança de 1,5-2metros das outras pessoas".
A quinta dica vai no sentido de "evitar tocar em superfícies e objetos". Quando estiver numa fila, já sabe, "respeite a distância de segurança".
Na altura de pagar, faça-o privilegiando os meios "sem contacto" - contactless - "ou com dinheiro, desinfetando as mãos antes e depois do pagamento".
Já para se deslocar "use preferencialmente as escadas" mas, no caso de necessitar do elevador, "faça-o quando estiver vazio ou partilhe-o apenas com coabitantes ou pessoas do mesmo grupo".
Por fim, deve "usar um lenço de papel para abrir portas e para carregar nos botões do elevador".
E, muito importante. Caso tenha sintomas que possam ser identificados com o novo coronavírus, "não saia do hotel": "Permaneça no quarto e ligue para os profissionais da área administrativa". Estes devem contactar a linha SNS24 pelo número 808 24 24 24.
Leia Também: "Não dê boleia ao vírus". Os cuidados a ter quando anda de transportes