A mãe do Monsenhor Manuel Joaquim, pároco de Ribeirão, morreu esta sexta-feira vítima da Covid-19, avança a Rádio Cidade Hoje. A mulher, de 98 anos, estava internada na unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave. Também o padre testou positivo para o novo coronavírus.
De recordar que, noutro caso, o pároco da Meadela, em Viana do Castelo, confirmou esta quarta-feira à Lusa ter testado positivo para o novo coronavírus e pediu aos fiéis que com ele contactaram nos últimos dias para estarem atentos a eventuais sintomas.
"Pedi ao sacerdote que me veio substituir na paróquia e que tem celebrado as missas desde a última sexta-feira para informar as pessoas do que se está a passar comigo, para estarem atentas a eventuais sintomas", afirmou monsenhor Manuel Vilar.
O sacerdote de 76 anos que, na terça-feira, viu confirmada a infeção pelo novo coronavírus adiantou que a saúde pública de Viana do Castelo contactou as três pessoas da paróquia por ele indicadas por manterem relações de maior proximidade e que estão, como ele, em confinamento.
Já esta sexta-feira, na habitual conferência acerca da incidência da doença em Portugal, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, confirmou haver surtos de Covid-19 que aconteceram em atividades de caráter religioso, nomeadamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sem precisar números.
Portugal atingiu as 1.772 vítimas mortais e os 53.783 contágios do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, foram registados dois óbitos e 235 casos confirmados de Covid-19.
Em comparação com ontem, o número diário de mortos subiu 0,11% e o de infetados 0,44%. No espaço de um dia, 197 doentes diagnosticados com o novo vírus recuperaram da doença, elevando o número total de curados, no país, para 39.374.