Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) refere que, no total, foram sinalizadas 9.801 pessoas nos concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Sintra, Almada e Seixal.
Os municípios de Almada e Seixal, já no distrito de Setúbal, são os que contam há menos tempo com o trabalho destas equipas, que integram profissionais de Saúde, Segurança Social, Proteção Civil e forças de segurança.
A ARSLVT explica que o objetivo destas equipas é "sensibilizar a população para as medidas de prevenção da covid-19, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento".
Segundo a mesma fonte, desde o fim de junho foram contactadas 1.339 na Amadora, 2.605 em Lisboa, 1.506 em Loures, 1.384 em Odivelas, 2.863 em Sintra, 87 em Almada e 17 no Seixal.
O trabalho das equipas multidisciplinares no concelho do Seixal só começou a ser desenvolvido na terça-feira.
"Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático -- e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da covid-19 -- estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população", pode ler-se no comunicado.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 787.918 mortos e infetou mais de 22,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.786 pessoas das 54.701 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.