Perto de 1.400 passageiros estiveram numa fila de espera, sem distanciamento físico, durante a tarde deste domingo, na zona de controlo sanitário do Aeroporto de Lisboa, avançou a SIC Notícias.
Em declarações ao canal da estação de Paço de Arcos, a ANA Aeroportos afirmou que se tratou de uma situação pontual e garantiu que partilhou com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a lista de voos para que os meios fossem acautelados no local.
Contudo, em resposta, o SEF desresponsabilizou-se do ajuntamento, argumentando que não lhe cabe garantir o distanciamento físico entre os passageiros no referido aeroporto.
A autoridade ainda recordou que foi reforçado o número de inspetores devido à pandemia e lamentou que quando chegaram ao aeroporto 18 voos de países terceiros esta tarde, durante cerca de duas horas e meia, não tenha aparecido nenhum funcionário da ANA na zona do controlo sanitário.
A área de controlo sanitário impede que os cidadãos passem para o resto do aeroporto sem que se tenha confirmado o resultado negativo do teste à Covid-19 de cada passageiro.